V Lai Lai Apejo

ACMUN realiza o V Lai Lai Apejo nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2010, em Porto Alegre-RS.

Lai Lai Apejo

O encontro Lai Lai Apejo surge no ano de2002, a partir de uma demanda constatada pela Associação de Mulheres Negras (ACMUN), da cidade de Porto Alegre, que percebe através de projetos realizados e experiências adquiridas de outros movimentos sociais que até o presente momento não há dados concretos sobre a situação da saúde população negra.
Nesse sentido, criam-se as bases para a realização do II Encontro Lai Lai Apejo, que naquele momento já se pautava e se incluía na agenda da cidade de Porto Alegre, como um importante espaço de discussão política, formulador e condutor social das políticas públicas em saúde, em DST/HIV e Aids. Assim, ampliou-se as parcerias, conseqüentemente reforçou a participação seja de base cidadã, governamental, social ou acadêmica, desenhou-se varias ações apontou-se outros caminhos, trouxe à cena onde residem as vulnerabilidades femininas e, sobretudo, negras; denunciando-se de que forma essas vulnerabilidades afetam no cotidiano, na acessibilidade, no tratamento, da atenção integral a este importante segmento. Em relação à participação ampliaram-se as representatividades internacionais, com a representatividade de 05 países. O III Encontro em 2005 , surge a proposta da criação da Rede Lai Lai - população negra e AIDS. A base temática amplia-se para o fortalecimento, agregação e troca, para também consolidar a criação da rede nacional, bem como o estabelecimento - junto aos gestores – de uma estratégia política imediata e especifica para a população negra.
O IV Lai Lai Apejo aconteceu em 2007, e a estratégia foi o fortalecimento do controle social e de jovens lideranças. Unidas com um objetivo de conhecer para prevenir, as mulheres da Associação com apoios consolidaram um espaço de troca de saberes. Através de articulação e disposição promovem atividades para modificar a realidade brasileira e dá continuidade ao trabalho que milhares de pessoas desenvolvem em suas cidades, estados, países.
Lai Lai Apejo reuni mulheres, homens e órgão governamentais para momentos de reflexão, e assim possam ser tomadas medidas imediatas para a construção de uma sociedade mais justa. O encontro em si, já reuniu centenas de pessoas desde sua criação, que através de troca de experiências procuram encontrar soluções para os problemas existentes na sociedade. E em 2010 a ACMUN se organiza para consolidar o V Lai Lai Apejo, um verdadeiro Encontro Para Sempre, no mês maio.