V Lai Lai Apejo

ACMUN realiza o V Lai Lai Apejo nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2010, em Porto Alegre-RS.

segunda-feira, 8 de março de 2010

O que é o Lai Lai Apejo

Lai Lai Apejo é um encontro estratégico que tem como foco principal debater temas sobre a saúde da população negra. Promovido pela Associação Cultural de Mulheres Negras (ACMUN), da cidade de Porto Alegre/RS, desde 2002, se torna um marco na história da capital gaúcha.
Esta iniciativa propicia troca de experiências e saberes entre os participantes e prevê a luta em defesa da eqüidade de gênero e raça/etnia.
Os encontros reuniram gestores, profissionais, e militantes da área da saúde e do movimento negro. Desta forma foram fortalecidos os laços de colaboração e de ação conjunta, traçando mecanismos para formação da Rede Lai Lai Apejo, que tem como função a qualificação e acompanhamento de ações e serviços em DST, HIV e AIDS, impedimento de discriminação nos serviços de saúde e articulação com redes internacionais.
A Rede Lai Lai Apejo serve como ponto de reflexão sobre temas que exigem envolvimento da sociedade civil e do Estado para garantir e implementar medidas que visem as especificidades no que se refere a saúde da população negra. E a importância dada aos diferentes quesitos a serem observados, resultarão em políticas públicas inclusivas. A rede é composta pela sociedade civil, com a participação de pessoas e ONGS de todos os estados do país.
O objetivo da Rede é fortalecer e integrar os organizações negras que atuam no campo das DST, HIV e AIDS, além de ampliar as ações de advocacy em nível nacional e internacional, e ampliar parcerias de controle social em HIV/AIDS.
Assim é possível criar uma análise crítica de políticas públicas de saúde.

0 comentários:

Postar um comentário